“Paragens”: Resultado do processo de montagem da 37ª Turma de Licenciatura em Teatro (IFCE) é apresentado no TJA
Com duas sessões gratuitas no dia 25 de julho, a montagem – com direção geral de Jacqueline Peixoto – propõe discutir o fim como potências da vida e da existência humana
O Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 25 de julho (sexta-feira), em duas sessões: em duas sessões: 18h30 e 20h, no Palco Principal (100 lugares), “Paragens: Histórias de um fim que está posto”, resultado do processo de montagem da 37ª Turma de Licenciatura em Teatro do IFCE. O acesso é gratuito com a distribuição de senhas feita 1h antes do início.
Sobre a montagem
Diante de um contexto tão complexo como o da sociedade contemporânea, a temática que norteia a proposta deste espetáculo teatral, dialogando entre a linha tênue entre o nascer, o morrer e o fim do mundo compõe uma criação cênica sobre questões reais e ficcionais, expressando a diversidade e a potência da existência humana na feitura de um teatro significativo e sensível às complexidades da vida.
O tema do espetáculo propõe discutir o fim como potências da vida e da existência humana, em um diálogo com este entrelaçamento vital para reflexões da sociedade que queremos e vivemos. Ao ampliarmos nosso olhar, observamos que habitamos uma sociedade individualista, desigual e contraditória. Morremos em vida? Como permanecermos fortes diante do cenário e da complexidade que é viver em um mundo que não opera e nem olha para o coletivo na maioria das vezes?
Diante desse panorama, este espetáculo colaborativo criado por artistas diversas e diverses dialogam com a multiplicidade do olhar acerca da temática proposta. Além disso, esta obra será o resultado do processo de montagem da 37ª Turma de Licenciatura em Teatro (IFCE). É relevante destacar que as apresentações do espetáculo proposto, contribuem para a formação de plateia em Teatro na cidade de Fortaleza fomentando esta linguagem artística como mobilizadora de saberes.
Release
No palco, um grupo de pessoas se encontra numa busca incessante num diálogo sobre a vida. Como permanecer fortes diante do fim do mundo? Em meio ao caos, o grupo de pessoas vai encontrando formas de sustentação e descobertas que estão para além da individualidade, numa reconstrução coletiva para seguir adiante e resistir. Uma entidade aparece na tentativa de ampliar uma passagem para além-pessoas. Uma composição com estas pessoas vai-se mantendo num ajuntamento que não mais se separa.
FICHA TÉCNICA
Direção geral e preparação de elenco: Jacqueline Peixoto
Assistentes de direção: Kevyn Costa, Thiago Cãosemiro, Vanessa Vidal, Yuapenu Juká
Dramaturgia: Yan Solares, Jacqueline Peixoto, Jemima Aragão, Josivam Ferreira, Rebeka Nunes, Thiago Cãosemiro, Vanessa Vidal, Yuapenu Juká
Elenco: Anna Ju Carvalho, Ariel Neiliel, Brenda Helen Monteiro, Clarice Moura, Deise Magalhães, Eloiza Temoteo, Yan Solares, Kevyn Costa, Josivam Ferreira, Jemima Aragão, Pedro Datini, Rayssa Bernardino, Thiago Alves, Thiago Casemiro, Rebeka Nunes, Talita Almeida, Taynara Viana, , Vanessa Vidal, Yuapenu Juká.
Coreografias: Ariel Neiliel e Jacqueline Peixoto
Aulas de tecido e coreografia tecidos aéreo: Ana Paula Prudêncio
Coordenação de produção: Jacqueline Peixoto
Produção Executiva : Gabriel Poncienao/ Lab plural
Produção: Deise Magalhães, Eloiza Temoteo, Taynara Viana e Jacqueline Peixoto
Cenografia: Jacqueline Peixoto
Sonoplastia: Kevyn Costa e Vanessa Vidal
Iluminação: Maria do Céu
SERVIÇO
[TEATRO] 37ª Turma de Licenciatura do IFCE apresenta: “Paragens: Histórias de um fim que está posto”
Data: dia 25 de julho (sexta-feira), em duas sessões: 18h30 e 20h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60min (cada sessão)
Classificação: 16 anos
Gratuito – distribuição de senhas 1h antes do início
Sessão com intérprete de Libras