Trajetória de Mestre: Programa recebe Klévisson Viana em aula-espetáculo gratuita, dia 19 de setembro, na Praça Mestre Boca Rica do TJA
Em “Cordel com a Corda Toda”, o multiartista – com a participação do poeta Paulo de Tarso – falará de sua trajetória de 36 anos no mundo das artes e da cultura popular
O Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no dia 19 de setembro (sexta-feira), às 18h30, na Praça Mestre Pedro Boca Rica (CENA TJA) mais uma edição do programa “Trajetória de Mestre”, desta vez recebendo o cordelista cearense Klévisson Viana com a participação especial do poeta Paulo de Tarso. O acesso é gratuito.
“Cordel Com a Corda Toda”
Na aula-espetáculo, o multiartista falará de sua trajetória de 36 anos no mundo das artes e da cultura popular, intercalando a conversa com deliciosas declamações de poemas, além dos seus cordéis clássicos e de outros autores. O cordel não tem limite, nem cardápio, tão pouco receita pronta. Ele é o verso da nossa tradição popular, que segue as regras de métrica, rima e oração que herdamos de Mestres de tempos imemoriais.
O cordelista de hoje sente-se à vontade para falar de qualquer assunto, abordar qualquer temática, refletir o mundo dos nossos tempos, assim como fizeram Leandro Gomes de Barros, Francisco das Chagas Batista e Alberto Porfírio, em reflexão ao mundo em que viveram.
Mestre Klévisson Viana
A Literatura de Cordel, patrimônio imaterial do povo brasileiro, é por tradição uma atividade múltipla, em que é normal o mesmo artista se desdobrar em diferentes funções: poeta, declamador, palestrante, oficineiro, gráfico, editor, ilustrador e folheteiro. O Mestre da Cultura Klévisson Viana é um desses cordelistas que evoluem com agilidade entre diversas mídias.
Sua obra pessoal — já que é também desenhista de enorme talento — estabelece uma ponte entre o folheto de cordel e diversas outras linguagens. O multiartista também é escritor, quadrinista, roteirista, cartunista, xilogravador e presidente da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará, e foi titulado Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Tesouro Vivo da Cultura em 2022, pela Secult Ceará.
Klévisson Viana é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Coordena o projeto editorial da “Tupynanquim” Editora, onde publicou mais de mil obras de quase uma centena de autores.
Como autor, ele publicou mais de 50 livros de gêneros variados, mais de 200 folhetos de Literatura de Cordel, centenas de milhares de ilustrações. Seus trabalhos, para mais de quadrinhos e cordéis, já tiveram adaptações para teatro e televisão. Klévisson, também, ganhou dezenas de prêmios importantes, como o HQ Mix e o Prêmio Jabuti de Literatura.
Trajetória de Mestre
Com o objetivo de preservar as manifestações tradicionais populares do Ceará, o TJA realiza atividades que trazem aos seus espaços Mestres e coletividades da Cultura, diplomados pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). As ações variam e podem ser apresentações das artes cênicas e musicais, ações formativas ou rodas de conversas.
SERVIÇO
[TRAJETÓRIA DE MESTRE] Projeto “Cordel com a Corda Toda”: Aula-espetáculo com Klévisson Viana/ Participação especial: Poeta Paulo de Tarso
Data: 19 de setembro (sexta-feira), às 18h30
Local: Praça Mestre Pedro Boca Rica/ CENA TJA (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Duração: 90min
Classificação: Livre – menores de idade devem estar acompanhados por seus responsáveis
Gratuito