IMG 20260119 WA0040 e1769714084190

“Baile do Zé”: Tradicional festejo carnavalesco chega à sua oitava edição, dia 13 de fevereiro, no Jardim do TJA

Mizzayra Alonzo, DJ Angel History, Di Ferreira e a banda Os Transacionais animam a festa, que se completa com o tradicional concurso de fantasias

O Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no 13 de fevereiro (sexta-feira), no Jardim de Burle Marx, a oitava edição do Baile do Zé

Com abertura dos portões às 18h, a apresentação do evento será de Mizzayra Alonzo. A programação musical dá início com a DJ Angel History (parceria: Sesc Ceará), às 19h, num repertório dançante com a temática carnavalesca, também sendo o destaque no intervalo das atrações musicais. 

O primeiro nome a subir no Palco Elzenir Colares será a cantora Di Ferreira com o seu projeto “Bloquinho Di Boa”; na sequência, haverá o tradicional concurso de fantasias, com direito à premiação para as três melhores. O “Baile do Zé 2026” encerra com a energia e brasilidades da banda Os Transacionais

Na Praça de Alimentação, haverá as presenças dos seguintes parceiros: Acarajé da Nega Pérola, Cachaça Flor de Jambu, Café Iracema, Churrasco e Hambúrguer da Giselle, Drinks Alcides, Drinks Literários, Phas Produtos Naturais, Sabor de Casa e Seu Wagner.

A entrada para a festa será gratuita, sendo permitida para pessoas 18+, limitando-se à capacidade máxima do espaço: 1.200 pessoas. O acesso à festa será por ordem de chegada – sem a necessidade de retirada antecipada de ingressos – mediante o uso de fantasias ou adereços carnavalescos e a doação de 1kg (um quilo) de alimento não-perecível (exceto sal) por pessoa, que deverá ser entregue na hora.

ATRAÇÕES

MIZZAYRA ALONZO – Transformista drag queen desde 2014. Formado pelo Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar, em 2017, atua com teatro convencional, musical e também apresenta diversos eventos como Mestre de Cerimônias e repórter entrevistador ou até mesmo apresentando o programa “Bafulê” (TV Diário).

DJ ANGEL HISTORY – Cantora, compositora, produtora musical, DJ e criadora de conteúdo digital. Residente na Barra do Ceará, em Fortaleza/CE, iniciou sua trajetória musical em 2016 e já se apresentou em diversos festivais, como Corredor Cultural Benfica, Férias na PI, Festival Música na Ibiapaba e Festival de Música da Juventude, onde conquistou o vice-campeonato. Criadora da lista Transfree, foi digital influencer do Festival Elos. No mesmo ano, realizou shows por meio do credenciamento SESC, passando por palcos como o Cuca Barra, Cineteatro São Luiz e Festival For Rainbow. Em 2023, fortaleceu sua parceria com o SESC, levando seu trabalho a diferentes equipamentos culturais de Fortaleza. Angel apresenta um set dedicado ao funk, traçando uma linha do tempo que vai das raízes do gênero até suas expressões mais contemporâneas. A pesquisa se conecta às vivências periféricas de Angel History, celebrando a cultura dos bailes e incorporando-a ao trabalho que desenvolve. É um mergulho histórico e estético no funk, fruto de uma investigação que Angel vem construindo há algum tempo e que agora ganha um formato mais sólido ? indo além dos sets que costuma apresentar em Fortaleza. O repertório reúne nomes como Deize Tigrona, Furacão 2000, MC Marcinho, FBC e outros artistas que unem o funk conceitual à força de suas origens, revelando tanto o lado mais experimental quanto as referências clássicas que moldaram o gênero.

BLOQUINHO DI BOA – É um show da artista Di Ferreira que se inicia no ano de 2025 no circuito carnavalesco da cidade de Fortaleza, e dá continuidade a um trabalho que já conta com alguns anos de experiência de Di pelos palcos de Carnaval da cidade, entre outros tipos de evento. O Bloquinho apresenta um repertório fundamentado na música brasileira de forma vasta, trazendo tanto axé, como releituras de outros ritmos em versões carnavalescas. O repertório apresenta Djavan, Daniela Mercury, Rita Lee, Gilberto Gil, Olodum, Ivete, Fat Family, Timbalada, Marina Sena, João Gomes, Liniker, Anitta, Ludmilla, BaianaSystem, Caetano Veloso, etc. Com esse show, Di se apresentou tanto em palcos independentes na cidade, como no circuito oficial do Carnaval de Fortaleza em palcos como Gentilândia e Aterrinho (abriu o show de Gabi Amarantos e Margareth Menezes).

OS TRANSACIONAIS – Banda formada em 2007 por quatro apaixonados pela música brasileira. É uma ode viva aos sons que marcaram época até os anos 1990. Com uma proposta inovadora e uma fusão vibrante de ritmos, traz para o público os grandes sucessos de cantores renomados, em arranjos contagiantes que prometem fazer todos dançarem. Uma explosão de energia indo ao frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e as praias cearenses, unindo o swing, malemolência e demais peculiaridades da música brasileira.

PROGRAMAÇÃO

18h – Abertura dos portões

18h30 – DJ Angel History (parceria: Sesc Ceará)

19h – “Bloquinho Di Boa”, com Di Ferreira

21h30 – Concurso de fantasias

22h – Os Transacionais

SERVIÇO
“Baile do Zé 2026”
Quando: dia 13 de fevereiro (sexta-feira), às 19h às 0h30
Local: Jardim do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Capacidade máxima: 1.200 pessoas 
Classificação: 18 anos
Acesso gratuito – por ordem de chegada, mediante a doação de 1kg de alimento (exceto sal) por pessoa, que deverá ser entregue na hora
Outras info: (85) 99204-8843 (bilheteria, de quarta a domingo, das 13h às 19h)

Leia também

Acessar o conteúdo