Copia de Fotos Micaela Menezes 094 Easy Resize.com e1757958155157

Coletivo Zanzulim apresenta “Lampejo” na edição de setembro do tradicional “Theatro de Portas Abertas”

A montagem, gratuita e acessível em Libras, acontece no dia 17, às 19h, no Porão do TJA 

O Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a realização de setembro do tradicional “Theatro de Portas Abertas” no dia 17, às 19h, no Porão, com a apresentação do espetáculo “Lampejo”, com o elenco do coletivo cearense Zanzulim. Com acessibilidade em Libras, a entrada será gratuita com a distribuição de senhas 2h antes do início, por ordem de chegada e respeitando a capacidade máxima do espaço (80 lugares).

Sobre a montagem

A partir dos relatos do Diário de Tia Quinha, o espetáculo traça caminhos geográficos e simbólicos entre o Ceará e a Amazônia, reconstruindo memórias migratórias vividas nos ciclos da borracha. O chamado “ouro branco” trouxe promessas de progresso, mas também revelou violências, explorações e epidemias.

Entre memória e esquecimento, alegria e dor, partidas e retornos, Lampejo nos convida a revisitar histórias que ainda ecoam nos corpos, nos sonhos e nas ausências. São lampejos de lembranças que redesenham o mapa entre passado e presente – com a borracha na mão, prontos para apagar e reescrever o futuro.

Sobre o Coletivo

Zanzulim é a linha do pescador que extrai do mar seu objeto de luta e subsistência: O peixe.

O Coletivo Zanzulim é formado por atores, músicos, escritores, contadores de histórias e pesquisadores. Composto pelos artistas Júnior Barreira, Beto Menêis, Isaque Martins, Pedro Caleb, Pedro Ernesto, João Gabriel e Henrique Kardozo que lançam suas linhas a pescar histórias e memórias, afirmando culturas e geografias humanas, lançando uma linha de encontros e fortalecimentos coletivos, reconhecendo valores históricos, artísticos, documentais, de comunidades e culturas.

Em atividade desde 2018, o Coletivo já conta em seu repertório com dois espetáculos de teatro (“Histórias de Pescadores” e “Ybyrá – Uma Busca Pelo Verde”), diversas oficinas e contações de histórias; além de palestras e ações de arte-educação.

SERVIÇO
[TEATRO] Coletivo Zanzulim apresenta: “Lampejo”
Data: dia 17 de setembro (quarta-feira), às 19h
Local: Porão do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 50min
Classificação: Livre – menores de idade devem estar acompanhados por seus responsáveis
Gratuito – distribuição de senhas 2h antes do início, por ordem de chegada

Leia também

Ir para o conteúdo