Foto 01 e1762888290909

Theatro José de Alencar recebe performance itinerante de Severo dentro do 3º Festival Afrocearensidades

“Tira o pé pra varrer o chão” será apresentada no dia 26 de novembro, às 16h, na Calçada e Praça José de Alencar

O Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe de forma itinerante, no dia 26 de novembro (quarta-feira), às 16h, a Calçada e Praça José de Alencar, a performance “Tira o pé pra varrer o chão”, de Severo. 

Sobre a performance

Uma performance urbana, buscando estabelecer presença em meios corriqueiros do mundo moderno. Minha avó sempre acordava bem cedo para varrer o terreiro e conversava sozinha, assim como minha mãe com seu senso de organização e limpeza. De forma itinerante, a performance deve cruzar calçadas com piaçabas na mão, vestido florido, rodado e uma máscara assim como Omolu, limpando não só as ruas, mas deixando aberta a ferida da Latino América, de gente que acorda cedo, pra varrer, trabalhar, sendo notada, sendo presença instigante, uma intervenção litúrgica, sacral entre mulheres e o seu fazer.

Sobre a artista

Atora, arte-educadora e produtora cultural. Transita em várias linguagens artísticas, ama estar em movimento e usar o corpo como dispositivo de criação. Uma criança viada do interior de Russas, neto de Maria das Graças, essa sempre chamava de artista, quando subia no topo do cajueiro, ou quando ligava o som alto e dançava, ou quando faziam rir. 25 anos residente de Fortaleza CE, desde 2020, estudante e pesquisador das poéticas da rua.

Sobre o Afrocearensidades

Encruzilhadas, memórias e bem viver. Celebrar o Festival Afrocearensidades é afirmar a força das ancestralidades que moldam o Ceará: a programação, que percorre todo o mês de novembro, destaca a presença e a potência da cultura negra em múltiplas linguagens. Junto do Governo do Ceará, que realiza a campanha, por meio da Secretaria da Igualdade Racial e da Secretaria da Cultura, o Instituto Dragão do Mar (IDM) integra essa construção, ampliando o alcance do festival por meio dos equipamentos culturais que gere. Esses espaços se tornam pontos de encontro, reflexão e celebração da identidade afro-cearense, reafirmando o compromisso com uma cultura plural, viva e diversa.

SERVIÇO
[PERFORMANCE /  3º FESTIVAL AFROCEARENSIDADES] Severo apresenta: “Tira o pé pra varrer o chão”
Data: dia 26 de novembro (quarta-feira), às 16h30
Local: Calçada e Praça José de Alencar (itinerante)
Duração: 40min
Classificação: Livre
Gratuito

Leia também

Acessar o conteúdo