Flor do Amanhã: Grupo infantil celebra o Dia do Folclore Brasileiro com apresentação gratuita no Theatro José de Alencar
Dia 22 de agosto (sexta-feira), às 17h, o grupo apresenta na Calçada o espetáculo “De Flor em Flor”
O Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe o grupo infantil Flor do Amanhã no espetáculo “De Flor em Flor” no dia 22 de agosto (sexta-feira), às 17h, na Calçada. A apresentação, gratuita, é alusiva ao Dia do Folclore Brasileiro.
Sobre a montagem
“De Flor em Flor” é composto por danças folclóricas que favorecem o entendimento da nossa cultura e provocam um encantamento no público presente, permitindo um mergulho no universo das danças populares, através de performances e expressões tipicamente nordestinas. Entre as danças apresentadas, podemos citar: Dança do Coco, Rendeira, Jangadeiro,Xote, Ciranda e Bumba-Meu-Boi.
Sobre o grupo
O grupo Flor do Amanhã é o resultado de um projeto cultural com as crianças do bairro Pici, brincando e vivenciado suas raízes, foi fundado em 10 de setembro de 2007, o intuito desse trabalho é favorecer a lúdica infantil através da cultura popular tradicional. O grupo é composto por crianças com idade entre 8 e 16 anos, residentes no próprio bairro. O grupo se apresentou em diversos espaços culturais da Cidade, entre eles podemos citar: Rede Cuca, Escola Municipal Murilo Serpa, Paróquia Santo Antônio e Capela São Francisco, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Municipal Prisco Bezerra, Festival de Quadrilha Raízes do Meu Ceará, Mostra Natal de Luz (Otávio Bonfim), Folgança – Encontro dos grupos da Cultura Popular Tradicional e Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).
Sobre a data
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado em 22 de agosto. É uma data dedicada à valorização e preservação das manifestações culturais populares do Brasil, como lendas, músicas, danças, brincadeiras e outras tradições transmitidas de geração em geração. O termo “folclore” foi criado pelo pesquisador britânico William John Thoms, em 1846, combinando as palavras “folk” (povo) e “lore” (conhecimento). No Brasil, a data foi oficializada pelo Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, pelo Congresso Nacional.
SERVIÇO
Grupo Flor do Amanhã apresenta: “De Flor em Flor”
Data: dia 22 de agosto (sexta-feira), às 17h
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Duração: 55min
Classificação: Livre
Gratuito