Copia de Area Victor Jales 6 Easy Resize.com

Representando a cultura musical cearense, espetáculo “Areal” chega ao palco do Theatro José de Alencar, dia 3 de agosto

Interpretando músicas de Fausto Nilo, Ednardo, Fagner e outros cearenses, o show dividido em três atos destaca a poesia musical do Ceará

Com uma curadoria repleta de musicalidade cearense, o espetáculo “Areal” toma espaço no palco principal do Theatro José de Alencar, no dia 3 de agosto (domingo), às 18 horas. O acesso é gratuito, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível (exceto sal), que será doado à campanha Ceará Sem Fome (Governo do Ceará). A distribuição de senhas será feita duas horas antes do início, por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima do espaço (711 lugares).

“Areal” é uma representação da cultura musical cearense, desde a sua formação, com seus gêneros de matriz, passando pela música e danças até os compositores de mais relevância no século XX. Através de três atos representaremos a cultura musical cearense, onde, no primeiro ato, mostram-se as matrizes formadoras sendo a música indígena, europeia, africana, chegando nos aboios e benditos de penitentes. 

No segundo ato, representam-se as danças típicas com sua expressão vocal, como baiões, Xotes, Maracatus, Pastoreio, Pau de Fita, Maneiro Pau, Reisado e Pifarada. No terceiro ato, serão interpretadas músicas de Ramos Cotôco, Lauro Maia, Humberto Teixeira, Catulo da Paixão Cearense, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Fagner, Belchior e Ednardo e Patativa do Assaré. 

O espetáculo busca divulgar por meio da música coral cênica a cultura do estado do Ceará, mostrando através da expressão vocal coletiva, releituras das músicas das nossas manifestações culturais de forma inovadora e singular.

Dessa forma, apresenta por meio do movimento corporal, a sua música vocal como centro do fazer artístico desse espetáculo, com cenário, figurino, cenografia, iluminação, dança e instrumentação percussiva e harmônica próprias da cultura cearense, desenvolvendo a sonoridade e a estética da nossa cultura, visando a divulgação artística do estado através de um espetáculo a ser apresentado nos principais palcos e teatros de nossa região por meio de temporada. 

Como forma de estimular a economia criativa o espetáculo desenvolve ações formativas, formando cantores/atores para o trabalho de canto coletivo e expressão corporal para a cena, possibilitando a produção do espetáculo, gerando renda e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho cultural, de forma direta e indireta aos agentes que fazem parte desse campo de atuação.

Com o intuito de ampliar e democratizar o acesso a espaços de apresentação artística para a população, o espetáculo propõe a utilização de ingressos acessíveis, apresentações gratuitas e contrapartidas sociais, como apresentações em escolas públicas e instituições privadas sem fins lucrativos.  

SERVIÇO
[INGRESSO SOLIDÁRIO] Coral do IFCE apresenta: “Areal”
Data: dia 3 de agosto (domingo), às 18h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Capacidade: 711 lugares
Duração: 90min
Classificação: Livre
Local acessível no setor Plateia (térreo)Gratuito – distribuição de senhas 2h antes do início, por ordem de chegada | pede-se a doação de 1kg de alimento não-perecível, que será doado à campanha Ceará Sem Fome

Leia também